terça-feira, 4 de agosto de 2009

Aprendiz 300 pontos



Aprendiz - 300 Pontos

por:Thiago Fernandes

O lançamento desses 300 pontos em SP significa, ao meu ver, um período de produção artística nunca vistos antes. Marcará por séculos esse período de fomentos à produção e articulação artística, cultural e humana.
Esse exercício de acreditar no produtor cultural, executado pela equipe do Célio Turino no Minc, é uma mão de duas vias: enquanto por um lado chegam os recursos, por outro, fluem as produções, histórias e as diversas maneiras de mostrar a cultura do povo brasileiro.Que lhes salva vivas, atravez desses projetos...
Se o projeto proposto pelo Minc visa potencializar as diversas manifestações pelo Brasil afora, verá os resultados brotando por todos os lados e a todos os momentos. Não só nos períodos de repasses, mas também com os resultados pós repasses que trarão trabalhos desses cidadãos formados pelos PONTOS DE CULTURA.
Costumo brincar entre os companheiros do ponto: "estamos vivendo num reality show, "O Aprendiz - Ponto de Cultura".
A potencialidade que ganhamos com a chegada dos equipamentos foi incrível, podemos palpar os equipamentos e usa-los da maneira que julgamos a mais criativa,enfim, uma política cultural séria ganha força nesse governo.Sinto isso!
A demanda começou a aparecer, os planejamentos colocados na mesa, nas inúmeras reuniões, começaram a ser postos em prática, as parcerias começaram a vigorar inclusive parceiros da comunidade fora de Diadema.
Ganhamos em qualidade. Antes tinhamos grupos culturais na cidade que agiam de forma mais isolada, hoje, esse equipamentos públicos que chegaram à Diadema potencializa os grupos e ofereçe maior atractividade para quem está descobrindo as artes.
Basicamente quando digo que o cara esta no "O Aprendiz - Ponto de Cultura" é para situar o mesmo da importância que ele ocupa na composição desses produtores culturais que giram a roda da cultura nas vias desse pais!
Com esses 300 pontos de cultura em SP a coisa muda de figura, passaremos de aprendizes para mestres, para isso o empoderamento e sustentabilidade propostos por eles, é fundamental.
O mundo já esta vendo que o Brasil esta crescendo em todos os sentidos as dificuldades que os artistas tinham anos atrás, sem uma política séria para lhe resguardar, hj é bem menor, por isso temos a obrigação de ir além. Até a Lei Rouanet, esta sendo re-desenhada pela população...editais e mais editais formentando obras...
Ponto de Cultura tem que virar Lei.Ai sim! e Viva a revolução cultural!
É isso!


Thiago Fernandes
Orientador de atividades do
Ponto de Cultura Comunidade Audiovisual

0 comentários:

Postar um comentário